sexta-feira, 9 de setembro de 2011

I Simpósio Nacional Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade

Tema: Juventudes da América Latina: novas propostas para velhos dilemas
Data
: 30 de setembro e 01 de Outubro de 2011
Local: UFRN (Natal – RN)
.
A exposição constante à violência ameaça a sobrevivência dos jovens, além de prejudicar seu bem-estar e perspectivas futuras, deixando sérias cicatrizes físicas e psicológicas. A compreensão da violência como um problema social é fundamental para a sua prevenção, que reclama a ação coordenada de diferentes setores sociais, entre eles saúde, educação e assistência social.

Dessa forma, reforça-se a importância de buscar a interdisciplinaridade e articulação das diversas instâncias como perspectiva de atuação, para a prevenção e mobilização de esforços a fim de reduzir os índices da vitimização infanto-juvenis pela violência. É com base nesse cenário que o Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência (OBIJUV) em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), denominado Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade, coordenado pela professora Silvia Helena Koller (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estará promovendo nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2011, em Natal, o I Simpósio Nacional: Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade, cujo tema é: Juventudes da América Latina: Novas propostas para Velhos Dilemas.

Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência (OBIJUV)

As variadas formas de violência são, atualmente, umas das prioridades das agendas de políticas públicas de muitos governos democráticos e sociedade civil, além de diversas áreas de estudo, em que são abordadas as suas várias expressões e conseqüências tanto para o desenvolvimento dos indivíduos inseridos em um contexto de violência, quanto para a manutenção e equilíbrio dos contratos sociais vigentes. O Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) surge no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, com finalidade contribuir para a visibilidade e fundamentação de ações de enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil do Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de estudos, pesquisas, e prestação de serviços direcionados à comunidade. O projeto tem atuado, ainda, na capacitação científica dos seus colaboradores, alunos e professores, fomentando a formação em uma área extremamente importante para a realidade social atual.

Quem tiver interesse em publicar trabalhos no simpósio pode submeter a inscrição até 15 de setembro.

Para todas as outras informações a respeito da programação, acesse o site ou o blog do evento. Se preferir, escreva para objuventudeufrn@gmail.com. Para se inscrever, o e-mail é o inscriçaoobijuv@gmail.com.


Fonte: e-Group da RNAJVHA
Por: Herleni Cavalcante Farias
Enviado por: Andreia Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário