terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eu Fui: Fazer o teste de HIV

Posto ficava ao lado da montanha-russa
O Ministério da Saúde faz uma campanha de conscientização sobre o sexo seguro na Cidade do Rock e distribuiu mais de 130 mil camisinhas ao público. Enquanto distribuem os preservativos por aí, os agentes também informam que há um posto de saúde que faz o teste rápido do HIV.

Você só precisa fazer um furo no dedo, para recolher uma amostra de sangue, e o resultado sai em uma hora. No caso de resultado positivo, a pessoa é chamada em uma sala reservada para receber orientações sobre centros de tratamentos. 

Os números deste fim de semana só serão divulgados neste domingo. Mas no primeiro fim de semana, dos 406 testes realizados, quatro tiveram resultado positivo. De acordo com Denise Serafim, assessora técnica do Ministério da Saúde, dois já sabiam que tinham a doença e já fazem tratamento e os outros dois receberam a notícia aqui na Cidade do Rock. 

"A reação das pessoas é incrível. Hoje as pessoas têm mais consciência de que ter Aids não significa definhar e morrer. Você pode ter uma vida normal se fizer o tratamento correto", explica Denise. 

No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 20,1 são contaminadas pelo vírus da Aids, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.



Fonte: Band
Por: Ticiani Aguiar
De: Rio de Janeiro

Foto: Roberto Saraiva/Band.com.br
Enviado por: João Geraldo Netto

0 comentários:

Postar um comentário