De 07 a 09 de dezembro, em Brasília, cerca de 60 adolescentes e jovens de 22 Estados estarão reunidos no III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s. Com idade entre 15 e 29 anos, eles representam organizações sociais que atuam na linha de frenteda defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens e pelo direito humano à comunicação no País.
Promovido pela Ong Viração Educomunicação em parceria com a Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores, o evento conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundação Friedrich Ebert, Centro de Competencia en Comunicación para America Latina, Pontão de Cultura Outras Palavras: Laboratório de Mídias Livres/Agência Jovem de Notícias, Programa Geração MudaMundo da Ashoka Empreendedores Sociais, Conselho Nacional de Juventude e Secretaria Nacional de Juventude.
A iniciativa traz como principal objetivo mobilizar, articular e fortalecer um movimento de adolescentes e jovens de todo Brasil envolvidos com a temática da comunicação. Durante os três dias de reflexão e troca de experiências, os participantes vão debater o papel de adolescentes e jovens sobre o direito humano à comunicação, construir os caminhos e as agendas da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores e planejar a incidência política durante a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece de 9 a 12 de dezembro, também na capital federal.
Uma das grandes novidades desse encontro é a participação de adolescentes e jovens que atuam em outras redes, como a Rede pelo Direito ao Esporte Seguro, a Rede de Adolescentes do Semi-árido, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, a Rede de Adolescentes Indígenas e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente. A expectativa de Alex Pamplona, participante do evento é de "poder encontrar adolescentes e jovens de todo país, que estão na mobilização e articulação de um mundo melhor, além de podermos construir estratégias de envolver outros adolescentes na construção de políticas públicas que possibilitem a democratização da comunicação em nosso país, por meio da rede de adolescentes e jovens comunicadoras e comunicadores".
O desejo da adolescente Adriélly Aparecida dos Santos, da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores é "que a Rede se expanda e os participantes conheçam ainda mais o seu direito humano à comunicação."
Cobertura Jovem
Os participantes do III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s farão a cobertura da 2ª Conferência Nacional da Juventude, que ocorre entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília (DF). Organizados por interesse em diversas mídias e linguagens, eles vão produzir notícias, entrevistas, fotografias, jornal mural, podcasts, vídeos e ilustrações. Tudo de forma colaborativa e em tempo real. Acompanhe a cobertura jovem da Conferência a partir do dia 9 pelo site: www.agenciajovem.org e redes sociais Twitter (@RNAJVHA e @viracao) e Facebook (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids e Viração Educomunicação).
O que: III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s
Quando: 7 a 9 de dezembro
Onde: Brasília (DF)
Contatos: Ionara Silva: ionara@viracao.org
Tel.: (61) 9815-2087
Bruno Ferreira: bruno@viracao.org
Tel.: (11) 3237-4091/ 9946-6188
Sobre a Ong Viração Educomunicação
Criada em março de 2003, Viração Educomunicação é uma organização social não governamental e tem como missão fomentar e divulgarprocessos e práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores para a efetivação do direito humano àcomunicação e para a transformação socio-ambiental.
Viração impactou na vida de mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil, seja por meio de seu carro-chefe, a Revista Viração, e a AgênciaJovem de Notícias ou por meio dos 31 projetos especiais desenvolvidos ao longo de quase 10 anos.
Sobre a Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores
A Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores é uma articulação da juventude pelo Direito Humano à Comunicação nopaís criada em abril de 2008 durante a Cobertura Jovem da Conferência, promovida pela Revista Viração, em Brasília. Desde então, entidadesnão-governamentais, grupos juvenis e movimentos sociais integram a REDE que visa contribuir para criar espaços de diálogo e atuação emtorno das políticas públicas de comunicação para adolescentes e jovens do Brasil.
Para os integrantes da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicador@s, falar em direito à comunicação no Brasil, é, sem dúvida, falar empromover a democracia, o acesso aos meios de produção, as ferramentas de controle social, e garantir estímulo e fortalecimento dopotencial criativo da população. A comunicação é um direito inalienável, pois se trata da expressão humana que muitas vezes é adormecidaem decorrência dos processos de exclusão socioeconômica. Com esse pensamento, adolescentes, jovens e profissionais da comunicaçãoderam inicio a Rede.
Fonte: Encontro de Jovens Comunicadores
Enviado por: João Geraldo Netto
0 comentários:
Postar um comentário