quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Adolescentes e jovens com HIV participam de encontro no Maranhão

Adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/aids do Maranhão estiveram reunidos em um encontro nesse final de semana na capital do estado, São Luis. O objetivo foi proporcionar um espaço debates e vivência para os participantes do evento, que chegou à sua quinta edição esse ano. Realizado pela ONG Solevida, o encontro contou com a participação de quarenta meninos e meninas das principais cidades maranhenses.

Durante os três dias de evento, foram realizadas oficinas sobre questões relacionadas à vivência dos adolescentes e jovens soropositivos, como adesão ao tratamento, prevenção e revelação de diagnóstico. "São nestes espaços que os jovens podem trocar experiências de sua vivência e sair daqui com a certeza de que não estão sozinhos nessa luta", avaliou o coordenador do evento, Jadilson Neto.

Outro foco do encontro foi o protagonismo juvenil. O representante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV-AIDS, Kleber Mendes, explicou como a rede está organizada nacionalmente e falou da importância da atuação dos jovens nos espaços políticos da sociedade civil. "A rede de jovens sai do encontro do Maranhão mais fortalecida, estamos presenciando aqui o nascimento de novas lideranças no movimento de jovens", comemorou. Kleber também elogiou a participação de jovens de diversos movimentos do Estado. "Nossos encontros também são espaços de inclusão, foi gratificante ver a presença das travestis e de um jovem com deficiência".

No encerramento do evento, foi realizado um o debate com gestores da coordenação municipal de DST/Aids de São Luis, o primeiro no País a estabelecer políticas públicas específicas para esse público com a elaboração de um plano local de enfrentamento da aids para os jovens. A discussão foi voltada para a elaboração de um plano nacional, assim como se deu na capital maranhense. "O apoio da Rede de Jovens vai ser decisivo para o fortalecimento do que já fizemos em São Luis", comentou a coordenadora de DST-Aids de São Luis, Anne Gabriela.







Fonte: e-group da RNAJVHA
Enviado por: George Pacífico

0 comentários:

Postar um comentário